segunda-feira, 6 de abril de 2015

Receita fácil de pão proteico!

Eu sou uma daquelas pessoas que não tem criatividade nenhuma na hora de comer! É sério, minha criatividade neste departamento é quase nula. Além disso, eu estou sempre correndo e se não me cuidar, acabo sempre comendo as mesmas coisas, ou pulando refeições. Depois que comecei a fazer bastante atividade física, notei que se não me cuidasse, não teria energia para continuar. Realmente cheguei ao ponto de não conseguir subir os batimentos cardíacos por falta de força muscular, acreditam?

Depois de teimar um pouco, acabei me rendendo à ida na nutricionista. E fez toda diferença na minha vida. Graças a isto não tive que parar de fazer aulas de spinning (que eu amo). Aprendi com a nutricionista a fazer várias receitas para café da manhã ou aqueles lanchinhos entre as refeições. Acredito que estes lanchinhos são os mais difíceis de serem saudáveis. Não é difícil almoçar e jantar bem, se a comida em casa é saudável, mas os lanchinhos.... Se não temos nada gostoso, é mais fácil comer porcarias ou coisas sem nutrição alguma. Era o que estava acontecendo comigo.

Então, hoje vou passar uma receita de pão proteico. Ideal para quem treina bastante, ou ainda para quem precisa suprir as necessidades de proteína, como vegetarianos, por exemplo!

Pão pronto, quentinho finalizado no George Foreman!


Receita:

Ingredientes

- 1 ovo (de preferência caipira);
- 1 colher de sopa de aveia (pode ser farelo de aveia);
- 1 colher se sopa de iogurte desnatado sem açúcar;
- 1 pitada de sal;
- 1 colher de café de fermento em pó.

Eu gosto de misturar diferentes grãos e / ou sementes a cada vez que faço! Assim é bom, porque aproveitamos melhor os nutrientes de cada ingrediente ao variar as receitas, além de não enjoar. Gosto de usar quinua em flocos, amaranto, chia, gérmen de trigo, farinha de beringela. Cada vez uso um destes com a aveia. Só não pode esquecer que se a receita pede uma colher de sopa de aveia, se formos misturar outros grãos, deve-se diminuir a mesma quantidade de aveia para não ficar muito duro.



Bata todos os ingredientes num recipiente de vidro com um garfo (eu gosto de colocar num recipiente de vidro quadradinho, fica como se fosse um pão de forma mesmo). Coloque no microondas por 2 minutos. Depois coloque o pão numa grelha (pode ser torradeira, ou George Foreman ou mesmo na grelha no fogão). Depois de dourar, está pronto!



Ele fica assim, quando sai do microondas.
Retirar com uma espátula mole fica mais fácil para não estragar o formato.


Agora, é só dourar na grelha de sua preferência. Não uso óleo nem manteiga.

Juro que demoro uns 10 minutos, no máximo, agora que já estou acostumada. Fácil, né? Eu adoro comer com geleia no café da manhã!

Vamos tentar?