quinta-feira, 18 de setembro de 2014

O que é #Normcore?

Vocês já ouviram falar em Normcore? Este termo anda circulando muito por aí. Eu não sabia até um tempo atrás e decidi investigar.

Normcore é um termo criado pela K-Hole (um grupo formado por pessoas da área de marketing e artes que trabalha com previsões de tendências) em um relatório para definir um novo estilo.  Depois, a NY Mag (revista de moda do New York Times) discutiu bastante o assunto. Para quem quiser se aprofundar, no site deles têm várias postagens com o termo #normcore). 

Resumindo, o estilo Normcore, na verdade, é uma tendência anti-moda. Mas como assim? O relatório da H-Hole diz: "To be truly Normcore, you need to understand that there’s no such thing as normal.” (para ser verdadeiramente normcore, você precisa entender que não existe algo como normal). 

Eu vejo mais como um movimento que vai contra a individualidade e quer colocar novamente o indivíduo dentro de um grupo. Importa mais estar conectado com as pessoas do que se especializar na sua individualidade. Isso traz um sentimento de liberdade em não ser especial, em ser comum. O relatório cita um exemplo que você não precisa entender as regras de futebol, mas pode sentir a vibração da platéia num jogo de copa do mundo. 

Ao mesmo tempo que eu estranhei este termo, senti um alívio imenso de saber que existe um movimento valorizando o ser que não quer se esforçar nem um pouco para ser cool!

Steve Jobs - ícone Normcore.

Jerry Seinfeld - outro ícone Normcore.

A primeira coisa que me vem na cabeça quando vejo a imagem destes ícones Normcore é que eles vestiram a primeira coisa que viram no armário. A primeira camiseta e o tênis (sim, eles são super normcore) que estava mais acessível. Calça jeans oversized para ficar bem confortável.



A moda é um reflexo do que a sociedade transmite nestes movimentos. Com certeza, vamos sentir isso e vestir isso em pouco tempo, mesmo sem saber, ou seja, mesmo sendo Normcore!

Bjs