sábado, 19 de julho de 2014

O que fazer se sua filha é vegetariana?? Receitinha de Hambúrger de Quinoa!

Olá meninas!

Resolvi escrever este post para compartilhar com vocês o desafio de se ter um filho (no meu caso, filha) enjoado para comer e.....vegetariano! Tarefa nada fácil....

A minha filha mais velha Sofia sempre foi do tipo "enjoada". As mães de plantão sabem que às vezes (ou sempre) é bem difícil fazer as crianças comerem. Ficam no nuggets, batata frita, arroz (sem feijão, é claro), se você deixar. Só comem besteira, ou "comida de criança". Já recebi muitas críticas de pessoas dizendo que as crianças comem o que os pais comem, então que eu era quem tinha que mudar. Claro que atitude dos pais contribuem muito para o comportamento dos filhos, mas as crianças também são diferentes uma das outras e isso influencia muito. Prova disto é que sempre comemos muito bem em casa, arroz integral, verduras e legumes todos os dias, frutas e tudo o que é de mais saudável. A minha filha mais nova come absolutamente tudo, com raras exceções!   

Para piorar, a Sofia passou a não comer carne de nenhum tipo, nem peixe, depois que descobriu que carnes são animais mortos. Ela sempre foi louca por animais e se recusa a comê-los. Pensei: "agora ficou bom"! O que fazer? Conversamos muito e eu disse que se ela realmente optasse por ser vegetariana teria que incluir na sua dieta muitas coisas que não comia. Verduras de todos os tipos, especialmente as de folhas mais escuras, grãos de todos os tipos, etc..

Foi uma luta e ainda está sendo, mas após três meses, consegui incluir muitas coisas na sua dieta, como legumes, verduras e vários tipos de grãos. Para quem não comia nem feijão, considero um sucesso! Fazemos quinoa pelo menos 3 vezes na semana. Lentilha, grão de bico, feijão branco e ervilhas são itens sempre presentes no nosso cardápio! Para conseguir superar este desafio junto com ela, tenho pesquisado muita receita vegetariana, para conseguir fazer um cardápio atrativo. Uma destas receitas, sucesso total é o hambúrguer de quinoa!

A quinoa é um dos alimentos mais qualificados para dieta humana! Consegue agregar um valor nutritivo altíssimo, maior do que muito alimento de origem animal! Agora, vamos à receita!

HAMBÚRGUER DE QUINOA:

INGREDIENTES:

1 xícara de quinoa
2 xícaras de água
1 xícara de farinha de aveia
1/2 xícara de parmesão ralado
1 colher de salsinha picada
2 gemas
1/2 colher de noz moscada ralada
1 colher de cebola bem picada
1/2 cenoura ralada (opcional)
Sal a gosto.


MODO DE PREPARO:

Em uma panela, cozinhe a quinoa com 2 xícaras de água. Após esfriar, misture com todos os outros ingredientes amassando até ficar uma massa mais ou menos homogênea. Corte a massa em pedaços que dê para colocar em um aro de 5 cm de diâmetro e uns 2 cm de altura. Se você preferir, pode fazer bolinhos tipo almondegas ou deixar meio disforme. Você pode fritar numa frigideira ou colocar num refratário para assar. Esta segunda opção é mais saudável! Rende umas 5 porções, dependendo do tamanho que você cortar a massa.

Fiz assado e ficou assim - bem sequinho!


Espero que gostem!

Bjs e até o próximo post!