terça-feira, 1 de julho de 2014

Bolo de Chocolate Peteleco!

Olá meninas!

Hoje vamos inaugurar aqui no blog um espaço Gourmet! Estou super empolgada! Acho super legal compartilhar com nossas amigas e clientes coisas que nos fazem bem no dia a dia. Então, por que não receitas?

Como sou chocólatra assumida, amo tudo que tem chocolate, nada mais justo do que inaugurar este espaço com uma receita de bolo de chocolate Peteleco! Eu aprendi com minhas primas, ainda pequena a fazer este bolo e ele fez parte da minha infância. Por isso, quero compartilhar esta receitinha aqui com vocês.

Fiz este bolo para receber em casa família e amigos no jogo do Brasil do dia 23 de junho. Achei legal servir um bolo com chá e café no final de tarde. Fez sucesso!



INGREDIENTES:

Massa
- 3 xícaras de farinha de trigo
- 2 xícaras de açúcar
- 2 xícaras de água fervendo
- 1 xícara de óleo (ou uma colher de sopa de manteiga)
- 1 xícara de cacau em pó (pode ser achocolatado, mas fica mais doce)
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- 1 pitada de sal (aproximadamente 1/2 colher de café)
- 3 ovos

Cobertura
- 1 lata de leite condensado
- uma colher de sobremesa de manteiga
- 3 colheres de sopa de achocolatado em pó
- uma colher de café de licor Amarula (opcional, eu gosto, pois fica parecendo brigadeiro gourmet! Chique, né?)

MODO DE FAZER:

Massa:
Misture na mão a farinha, o açúcar, o chocolate e o fermento passados na peneira (fotos 1 a 4). Depois que a mistura estiver homogênea, coloque o ovo, o óleo (ou manteiga) e a água nesta ordem (fotos 5 a 8). Misture sem parar a cada ingrediente que acrescentar. Unte a forme com manteiga e farinha para despejar a massa (fotos 9 a 12). Pré-aqueça o forno e depois que colocar o bolo para assar, deixe assando por uns 45 minutos a 200 graus. Fique de olho, pois a temperatura varia muito de forno para forno.





Após retirar o bolo do forno, faça uns pequenos furinhos com a faca ou com o garfo pra que a cobertura entre na massa. Se você prefere um bolo mais molhadinho, você pode misturar leite com açúcar e gotejar por todo bolo (já furadinho) antes de colocar a cobertura.



Cobertura:
Coloque todos os ingredientes numa panela em fogo baixo e fique mexendo até ferver. 





É só cobrir o bolo com a cobertura e pronto! Se você quiser, pode desenformar e colocar num prato bem bonito para servir. Eu acabei deixando o meu bolo na própria forma, pois as crianças queriam comer quentinho. Elas (e eu) estávamos com pressa ;) !

Bom apetite!

Espero que gostem!

Bjs e até o próximo post!