sábado, 21 de junho de 2014

Dica Cultural - Exposição Yayoi Kusama no Instituto Tomie Ohtake!

Olá meninas!

Final de semana chegou! Que delícia! Que tal fazer um programa diferente? Sei que muitas de vocês têm filhos e estão sempre buscando programas divertidos para levar a criançada.
Eu estou louca para ir conferir a exposição de Yayoi Kusama no Instituto Tomie Ohtake com minhas filhas. Ouvi falar super bem, acho que vale a pena conferir. Uma amiga levou os filhos e disse que as crianças amaram e pediram para voltar...


Para quem não sabe Yayoi Kusama é uma artista japonesa. Nasceu em 1929 e desde pequena sofre de Esquizofrenia! Seus altos e baixos emocionais é que fizeram dela uma artista e tanto. Ela mesma diz isso! Hoje, Yayoi fica internada num hospital psiquiátrico voluntariamente! Acho este fato incrível, pois geralmente os pacientes psiquiátricos negam ajuda e não se convencem de que a psiquiatria possa ajudá-los. Sou formada em Psicologia e fiz muito estágio em hospital psiquiátrico. Confesso que não gostava dessa área, mas ao mesmo tempo nos ajuda a entender muita coisa. Os pacientes psiquiátricos têm contato direto com o inconsciente coletivo, já que o ego fica prejudicado. É do contato com o inconsciente que emana toda a criatividade do artista.
Segundo a artista, ela sofria de visões e alucinações e os pontos característicos de sua obra vêm daí. Acho super bacana saber de tudo isso antes de visitar o trabalho da artista. Acredito que ajuda muito a compreender o valor de sua obra e como isso tudo está ligado a sua vida pessoal.

Parte da Exposição "Obsessão Infinita"  - Filled with the Brillance os Life.

Obra Broken Heart.
Espero que gostem da dica! Se você já visitou, compartilhe sua experiência aqui no blog conosco!
Só uma curiosidade sobre Yayoi Kusama, já que adoramos moda! Ela fez uma parceria com a Louis Vuitton em 2012 e assinou uma coleção de roupas e acessórios para a marca. A estréia aconteceu na loja da Vuitton na 5a avenida em NY. É claro que os itens não poderiam deixar de ter a sua marca registrada: os famosos polka dots!




A exposição vai até dia 27 de julho - período de férias da criançada! O Instituto Tomie Ohtake fica na Av. Faria Lima, 201. A entrada é pela Rua Coropés, 88. Abre de 3a a domingo das 11 às 20 h. Para mais informações ligue no número: 2245 1900.

Bjs e até o próximo post!